Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial: Qual a Diferença?

25/06/2020 13:56

1. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

A educação, ou ensino, a distância é uma modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394 /1996), que consiste em utilizar uma plataforma online onde serão disponibilizados materiais didáticos padronizados, além de tutoria para esclarecer as dúvidas dos estudantes. Nesta modalidade, há uma flexibilidade em realizar as atividades, uma vez que não é preciso que discentes e docentes se conectem ao mesmo tempo.

Para implantar o EaD numa Instituição de Ensino Superior é imprescindível cumprir diversas exigências, pois é necessário que o curso seja reconhecido pelo MEC. Também é importante lembrar que as entidades representativas da enfermagem são historicamente contra a formação de profissionais da saúde por EaD.

2. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)

O ensino remoto surge como uma medida emergencial para continuação da educação em meio a pandemia do novo Coronavírus.

O ensino remoto também conta com a utilização de uma plataforma online, utilizando materiais customizados e adequados ao ambiente virtual de aprendizagem, porém todas as aulas e demais atividades são oferecidas em tempo real com o mesmo professor da disciplina presencial, ou seja, é necessário que o estudante esteja conectado ao mesmo tempo que o docente.

3. EAD ≠ ENSINO REMOTO

Portanto, Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial não são iguais. Ambos tem pontos específicos e fragilidades.

O ensino remoto é uma medida temporária para continuação das atividades pedagógicas, não se trata de uma modalidade de ensino, pois é uma situação emergencial. Em tempo que o EaD é uma modalidade prevista em lei e que necessita de um planejamento e padronização de atividades e materiais para todas as disciplinas.

A principal diferença está na sincronia das aulas, uma vez que o EaD possui mais flexibilidade para tal, o ensino remoto é necessário que o estudante esteja a postos no horário da aula.

Resumindo…

Quando falamos de formação por meio exclusivo de Técnologias de Informação e Comunicação (TICS), vários questionamentos tem que ser pautados.

O parágrafo I, do Art 3º das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, prevê igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Para além do acesso a computadores e internet, tem também a condição social, física e psicológica dos estudantes, ambiente favorável de estudos, entre outros (vide no post anterior sobre EaD).

E o principal questionamento, como formar futuros profissionais da saúde por meio eletrônico sendo que a base da profissão são as relações interpessoais, o olhar crítico-reflexivo e o desenvolvimento de habilidades complexas?

Para acessar o post completo, clique aqui.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com