Projeto Conversa Franca


O Projeto Conversa Franca tem como objetivo trabalhar um tema a cada mês, discutindo sobre o assunto em lives no nosso Instagram (@calenf.ufsc), recomendando leituras, filmes ou sugestões de autores e influenciadores que abordam a proposta. Esta iniciativa é fruto do trabalho da Diretoria Linha de Frente que julgou necessário complementar a formação e o debate dos acadêmicos de enfermagem com temas atuais.

A seguir você encontra todas as publicações do #ProjetoConversaFranca

 

 

MAIO – IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID-19

Adivinhem quem voltou!?

Retomando as atividades do #ProjetoConversaFranca, o CALEnf decidiu abordar uma temática extremamente atual que é a imunização contra a COVID-19. Iniciamos a discussão apresentando alguns fatos sobre as vacinas atualmente desenvolvidas e respondemos algumas comuns “fake news” que vêm sendo divulgadas em meios informais! Confira abaixo:

Post “Vacina COVID-19”

Para dar continuidade ao tema foi realizada uma live via Instagram onde contamos com a presença do professor Dr. Carlos Zarate Blades, durante uma conversa que proporcionou muito conhecimento e sanou diversas dúvidas de estudantes, profissionais e comunidade! Caso você tenha perdido a live, fique tranquilo, segue o link abaixo:

Live “Mitos e verdades sobre as vacinas para a Covid-19”   

Finalizando a temática, deixamos aqui disponível um material que compila os principais tópicos discutidos durante o mês, para que você possa visitar o conteúdo sempre que quiser e compartilhe com familiares, amigos e conhecidos!

Post “Relembrando: Mitos e verdades sobre as vacinas para a Covid-19”

Até a próxima!

OUTUBRO – ENFERMAGEM PELO MUNDO

Vídeo “Dupla diplomação em Portugal”

Para finalizar a nossa série de “Enfermagem pelo mundo”, as enfermeiras, Emanuele Caurio e Juliana dos Santos, contaram um pouco como foi o processo de dupla diplomação em Portugal. O programa é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Com o Programa Internacional de Dupla Diplomação, você pode exercer a enfermagem tanto no Brasil, quanto nos países da União Européia. A UFSC é pioneira na implementação do programa. Para saber mais acesse: enfermagem.ufsc.br

Live “Processo de validação do diploma em UK”

Iniciamos o mês de outubro com o tema “Enfermagem pelo mundo”, durante esse mês conversaremos sobre a enfermagem nos diferentes países, como acontece o processo de validação, dupla diplomação, requisitos e tudo mais que você quiser saber!

Para dar start no tema, chamamos a Enfª Marina Miotello, graduada na UFSC em 2018/2, se mudou para a Itália já no ano seguinte e depois de quase um ano foi para Inglaterra, onde atualmente trabalha e está em processo de validação do diploma de enfermeira.

SETEMBRO – LUTA ANTIMANICOMIAL

Aline Kassick Cadaviz

Artigo “Torrentes de Loucos: navegando na loucura ocidental”, por Aline Kassick Cadaviz.

Encerramos o setembro amarelo, mas a discussão tem que continuar o ano inteiro. Com a intenção de reforçar a importância da multidisciplinaridade quando falamos sobre o ser humano e a sociedade em que está inserido, disponibilizamos acima o artigo “Torrentes de Loucos: navegando na loucura ocidental” escrito especialmente para nós pela Aline Kassick Cadaviz, mestre em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Gostaríamos de agradecer muitíssimo a MSc. Aline pela produção dessa leitura que está sendo disponibilizada, e também ressaltar que as produções desenvolvidas pelas Ciências Humanas colaboram de forma imensurável para os estudantes da saúde, proporcionando uma ampla visão da complexidade do ser humano e de sua psique. Esperamos que gostem e aproveitem o conteúdo tanto quanto a gente!

Recomendações de obras sobre a luta antimanicomial: reunimos também uma série de obras, entre livros e filme, sobre a temática para quem possuir interesse em se aprofundar mais no assunto.

Carla de Oliveira

Live “A luta antimanicomial na visão do usuário do sistema” com Carla de Oliveira.

O mês de setembro foi instituído como o mês da prevenção ao suicídio e valorização da vida, mas a princípio, o que o setembro amarelo e a luta antimanicomial tem de semelhante?
O setembro amarelo é construído pensando na valorização da vida, e a luta antimanicomial também, pois almeja condições humanizadas de lidar com a loucura e seus transtornos mentais. É sabido que a internação em manicômios e o isolamento de indivíduos, que até então eram “inválidos” para uma sociedade capitalista, só fazem piorar a condição do usuário.
A luta antimanicomial é muito mais do que um movimento somente da área da saúde, pois engloba também diversas questões sociais, visando o tratamento humanizado aos pacientes e a ressocialização dos mesmos, para que assim possam ser inseridos na sociedade de forma equitativa e com respeito às suas particularidades. É fundamental para o exercício da enfermagem que participemos do processo desmistificação da loucura, entendendo sua origem e quais influências da sociedade colaboram para o conceito que temos hoje.

Carta de Bauru – 30 Anos

SETEMBRO – SAÚDE ÍNDIGENA

Alceu Karipuna

Povos indígenas: o protagonismo dos cuidados tradicionais na saúde indígena

Iniciamos o mês de setembro falando sobre saúde indígena com o médico Alceu, da comunidade Karipuna, mestre em sustentabilidade pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Saúde Global pela Universidade de São Paulo (USP). Você pode assistir a live salva no nosso IGTV, é só clicar no link acima e conferir algumas recomendações de leituras e cartilhas que abordam cuidados tradicionais e saúde indígenas a seguir.

Monitoramento da saúde indígena na pandemia (Cartilha da FUNAI)

Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia: povos indígenas no contexto da Covid-19 (Cartilha da FIOCRUZ

Observatório indígena: Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASP)

Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) / Organização Mundial da Saúde (OMS): saúde indígena

AGOSTO – PROTAGONISMO NEGRO

Yolanda Frutuoso

O protagonismo das enfermeiras negras: a história omitida

Em agosto realizamos a live, que está disponível no link acima, debatendo sobre protagonismo negro, as enfermeiras que tiveram sua história inviabilizada e racismo estrutural. Contamos com a presença da Yolanda Frutuoso, que mora na Capital de São Paulo, é social media e produtora de conteúdo. Com o objeto de descolonizar a história que nos foi contada, ela criou um canal no YouTube chamado Afrobetizando, onde fala sobre a cultura e personalidades negras, como por exemplo, Teresa de Benguela, Carolina de Jesus, Abdias Nascimento, a origem do Tango, o Jazz, a Kwanzaa, entre outros temas.

Acervo Mary Jane Seacole: disponibilimos um acervo apenas com referências e literaturas de autores negros. O acervo foi batizado com o nome de uma enfermeira jamaicana que teve grande atuação na Guerra da Crimeia. Após ser recusada pela comitiva de enfermeiras de Florence Nightingale por ser negra, Mary Jane Seacole dirigiu-se a guerra com seus próprios meios, atendendo soldados de diversas nacionalidades.

JULHO – QUARENTENA/ISOLAMENTO SOCIAL


Saúde mental no isolamento social

Em julho abordamos o efeito da quarentena/isolamento social na saúde mental das pessoas, com a Dra. Luiza B. A. Bertolino. Drª Luiza é graduada em medicina pela Universidade de Uberaba, fez residência em psiquiatria pela SES/SC, mestrado em Ciências de Saúde pela Unisul e especialização em dependência química pela UNIAD/Unifesp. Trabalhou como professora de psiquiatria do curso de medicina da Unisul. É membro da ACP/ABP e ABEAD.

 

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com